segunda-feira, 4 de abril de 2011

Caravanserai! Viajando junto...com Carlos Santana.


Falando francamente, este não é um disco para iniciantes. É sim, para iniciados. Não aconselhado para quem ainda não conhece Carlos Santana. Obrigatório para quem já conhece. Voce não pode conhecer Santana por este disco, mas não pode afirmar que conhece Santana sem conhecer este disco. Foi gravado em 1972, marcado por mudanças na formação da banda, e no próprio som de Santana, que vinha nos seus tres discos anteriores determinando sua marca ao misturar salsa, rock  e jazz. Aqui temos, ainda, e talvez mais até, o jazz, porém quase somente instrumental. E eu acrescentaria, um algo até mais espiritual. Aliás, o som remete à capa. Voce viaja em uma caravana, sente o deserto, e sem dúvida vê o oásis. A percurssão comanda de fora a fora, sem obedecer a ningúem, a não ser a guitarra de Santana, o mestre da caravana. 
"Olhe para cima, para ver o que vem descendo",hehe. Para dar uma idéia do que esperar deste disco, basta dizer que aqui está "Stone Flower" de Tom Jobim. Santana e Tom Jobim. Quer mais ? É neste album que entra o percursionista cubano Amando Peraza(para mim um dos melhores do mundo). Falei no início que este disco não é para iniciantes, e sim, para iniciados. É que não se deve esperar um disco de guitarrista, com a guitarra ditando as regras. Não é assim que funciona com Santana, e neste disco muito menos. A música vem como deve vir, em grupo. Cada um fazendo sua parte e construindo assim, o todo. Santana, o mestre da alquimia, é humilde e apenas complementa, preenche os espaços entre a percussão, a bateria, os teclados, o contra-baixo, o vocal em algumas faixas. Mas não se engane, quando a guitarra grita suavemente uma frase, é uma majestade que está gritando suavemente uma frase. E voce, fatalmente, suavemente, displicentemente esquece todos os outros instrumentos, os coadjuvantes, e ouve o que Santana tem a dizer. E o que ele diz ? Ele diz...ouça aquele timbau, e este teclado. Sinta aquela bateria. 
Caravanserai, viajando junto, ao som de Santana. Não posso definir o som encontrado neste disco. É algo que não se explica, se ouve. Tudo que eu ousasse dizer aqui sobre as faixas do disco, só seria compreendido após a audiçao atenta e entregue do leitor. Se o leitor não alcançar este disco à primeira audição, por favor, não culpe o disco, nem culpe a si mesmo. Dê nova chance aos dois, e após a audição definitiva, com certeza irá perceber que já ouviu uma centena de vezes, por puro prazer.






5 comentários:

  1. Opa, Santana sempre foi um grande músico. Sempre gostei de seus trabalhos, e dos seus ótimos textos.

    La no Destroyer, estamos com uma promoção. Caso goste do Led Zeppelin, esta valendo um DVD dos cara. É bem facil de participar.

    Ai fica a dica e até mais !!!

    http://www.destroyerockcity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Grande Guilherme,já estou no páreo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo que eu sempre pensei sobre esse disco e sobre o próprio Carlos Santana ... excelente texto ... compartilho da mesma paixão por determinados discos, achei muito legal teu blog ... é algo que gostaria de fazer ... vo indicar muito ... parabéns, e o Caravanserai é foda msm ... tava aki ouvindo o LP , e resolvi compartilhar da paixão catando alguma foto da capa pra postar no Facebook, foi quando achei teu blog! Salvo nos favoritos, parabéns e grande abraço !!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Ricardo, obrigado pelas palavras e continue curtindo o blog, pois estou pondo a preguiça de lado e vou colocar mais coisas. A missão deste velho music man é não deixar que esqueçam da boa música e de quem a faz...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Caravanserai é tão bom como Abraxas, o que não é bom, sendo de Santana ??? Tive oportunidade de ouvir e ver ao vivo este ano o músico e sua fantástica banda... Tão cedo não assistirei a coisa que se lhe compare... - A. Guedes

    ResponderExcluir

Solte o verbo aqui com seu comentário: