domingo, 12 de julho de 2015

Caetano...Muitos Carnavais...Meus Carnavais.

Outro dia me perguntaram se ainda vou à rua ver o carnaval aqui em Salvador. Respondi que não. Então perguntaram porque eu não vou. Respondi então que o motivo pode ser um conjunto de motivos. Mas o  que mais me faz não querer ir,  é o que há para se ouvir no atual carnaval baiano. Não quero falar mal, mas não posso dizer que me agrada. Não sinto no que é tocado hoje em dia a emoção que me fazia sentir que era carnaval. Havia um quê de serpentina, pierrôs e colombinas saltando de cada acorde tocado naquelas músicas. Mas que música era aquela da qual estou falando? Tenho em mãos  um disco que responde a esta pergunta. Seu nome é "Caetano...muitos carnavais..." . Meus contemporâneos sabem o que era esperar a nova música de Caetano para o carnaval. E lá nos anos setenta, pulávamos atrás do trio elétrico porque Caetano havia nos ensinado que "atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu". Então lá pelos idos de 1977, foi lançada esta coletânea de Caetano Veloso contendo 14 canções que embalavam e embalam até hoje os carnavais de quem faz questão de sentir a emoção do carnaval com cara de carnaval. "Muitos carnavais", "Chuva, suor e cerveja", "A filha da Chiquita Bacana", são clássicos que me faziam ansiar por pisar o chão da praça o mais breve possível. Não me entendam mal, não estou pregando volta ao passado, nem condenando o carnaval de hoje...mas eu, somente isto, eu não gosto do que ouço hoje em nome do carnaval. Mesmo por que, ouço hoje no carnaval aquilo que é tocado o ano todo...então não acho que haja hoje uma música de carnaval. Mas...não se incomodem com isto, é apenas mania de um velho com saudades...talvez. Mas fiquem então com a dica, com o disco, e ouçam o que eu ouvia em meus carnavais passados, quem sabe vocês também achem que falta alguma coisa no carnaval de  hoje...


Escutem abaixo um amostra do que falo...o resto é com vocês. Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo aqui com seu comentário: