Olá rapaziada, após um pequeno lapso de tempo, estou de volta. E agora para falar de um cara ( não apenas um disco ) que é a razão pela qual eu desejei tocar um instrumento ( como se eu fosse o único a dizer isto! hehe). Falo do mestre Hendrix! E claro que não posso falar sobre "um" disco específico de Jimi. Todos os discos são imperdíveis. Os discos ao vivo, nem todos são perfeitos, pois alguns são piratas ( então não são tão bons tecnicamente falando no sentido da gravação ) e é claro que em alguns shows ele estava cansado, e não tão inspirado, mas são a exceção e não a regra. Tudo isto à parte, eu amo todos os discos que possuo do Jimi. Aviso logo aos meninos, pra falar de Jimi é preciso ouvi-lo até cansar. E ouvir os discos de estúdio. Nos discos de estúdio podemos ouvir que mais do que um ás da guitarra, ele era um músico que fazia discos perfeitos. Ele não se preocupava em mostrar quantas notas por minuto era capaz de tocar ( como fazem hoje ) e sim em como seria a música que iria criar. Os timbres, os efeitos, tudo era usado em nome da música. Blues, Funk, Rock, tá tudo lá.
Não quero tentar aqui uma biografia ( isto existe por aí aos borbotões) nem um discografia exaustiva (os meninos têm a internet para isto. Hehe) Mas devo dizer que a formação que aparece na capa do disco mostrada acima é a minha preferida: Mitch Mitchell - bateria, Noel Reding - baixo e Jimi Hendrix - guitarra é claro, faziam o trio perfeito em minha opinião.Eu tive a sorte de ouvir Jimi ainda nos vinis ( Ahá! Melhor só quem viu ao vivo ). Confesso que a primeira vez que ouvi Jimi eu estava bêbado. Tinha de estar. Como eu poderia ouvir "Hey Joe" pela primeira vez e ficar sóbrio ? E "Purple Haze" ? Ainda hoje é necessária a pergunta...De onde vem aquele som ? Dos dedos e da alma. Só depois de ouvir no mínimo três discos de Hendrix dá pra entender que estes velocistas de hoje apenas disputam quem tem o dedo mais rápido ao invés de fazer música. Não me queiram mal, mas um disco inteiro destes "dedos corredores" não valem um único solo de Mestre Hendrix. Vejam abaixo:
Entenderam agora? Hehe! Sobre tocar coms os dentes, uma vez Jimi respondeu a um repórter: "Em algumas cidades, se voce não tocar com os dentes, eles atiram em voce". Para mim só existe um nome no mundo do pop/rock que se equipara à Jimi em termos de importância....Janis Joplin. Mas guardo para outro post. Alguns amigos me perguntam o que Jimi estaria tocando hoje se ainda estivesse vivo, e eu apenas respondo...Música de qualidade.
No vídeo acima, voce ouve um mestre tocando uma música de outro mestre. Quem é o outro mestre? Hehe...pesquisem. Brincadeirinha...O outro mestre é o Chuck Berry. Hendrix é assunto infinito, mas não posso ficar idefinidamente aqui. Basta dizer uma coisa. Perguntem a qualquer guitarrista, em qualquer lugar do mundo, qual sua maior influencia...e anotem a resposta. Onze em dez, irão dizer...JIMI HENDRIX.
Aí pessoal, valeu e até a próxima. Vão correndo ouvir tudo que puderem de Jimi...e depois me contem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solte o verbo aqui com seu comentário: