segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TIME OUT - THE DAVE BRUBECK QUARTET

Bom gosto, é a primeira coisa que me vem à mente quando ouço o disco sobre o qual quero escrever agora. Não,  meninos, nada de bossalidade. Nada metido a besta. Mas é “Time Out” de Dave Brubeck e seu “Dave Brubeck Quartet ( Dave Brubeck – piano, Paul Desmond – saxofone alto, Eugene Wrigth – contra-baxo e Joe Morello – bateria)”. É complicado apresentar o jazz a uma pessoa que não o conhece ainda. Você pode fazer alguém odiar “injustamente” este estilo se não souber fazer a aproximação correta. Quando quero apresentar alguém ao mundo do jazz, este disco é um dos que indico preferencialmente. Este disco foi gravado em 1959  e  daqui a três mil anos ainda vão estar tentando alcança-lo. 
“Blue Rondo á La Turk” abre a farra. Contem 1-2, 1-2, 1-2, 1,2,3 e vocês terão um 9/8 incomum.  Mas apesar de inusitado, não assusta, e é bastante acessível por sinal. A melodia é forte e lhe arrebata de imediato. O piano inicia e é seguido pelo sax em uma melodia “buliçosa”, quero dizer...ela mexe com você e faz você querer saber aonde vai te levar. E aí está a questão. Ela te leva, você vai, e quando acaba....você quer a próxima.
Ah sim, a próxima. “Strange Meadow Lark”,  suave, e extremamente elegante. De novo o piano...Dave tocando notas de um jeito que te faz lembrar imediatamente algum bar bem frequentado, e você chega a ouvir os copos ( hehe ) .  Te faz lembrar alguns filmes.
Depois de ter escutado com atenção até aqui, voce está preparado para  “Take a five”. Sobre esta nem vou dizer nada, prefiro deixar como surpresa. “Three to get ready”... alguma coisa de valsa aparece por aqui. Parece que o sax está contando uma história divertida. “Kathy’s Waltz”, começa em 4/4 e depois vira valsa. Esta Dave fez para a filha, então calcule o carinho que ela carrega.
“Everybody’s jumpin’”  e “Pick Up Sticks” são em minha opinião as mais exigentes para o ouvinte. Mas ao chegar até elas o ouvinte já está jazzificado o suficiente. Mas se quiser pode dar uma paradinha, e depois voltar. Então quando acabar de ouvir este disco, pode dizer...já escutei jazz.

Abraços.

 



 

Um comentário:

  1. "Este disco foi gravado em 1959 e daqui a três mil anos ainda vão estar tentando alcança-lo. "

    Depois dessa frase tem como não correr atrás pra ouvir este disco? Impossível.

    Trate de me arrumar isso hehehe

    ResponderExcluir

Solte o verbo aqui com seu comentário: