sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ace Of Spades - Motorhead [ O velho e bom Rock and Roll ]

Pra não dizer que não falei de Metal, resolvi falar de uns caras legais ( hehe ). Acordei um pouco revoltado com o cachorro do vizinho e isto me tirou a vontade de ouvir música clássica. Então lembrei do estilo que me acompanhou durante todo o período oitentista...O Heavy Metal. E uma das bandas que me introduziram "no bom sentido" no estilo foi, "graças a Deus", Motorhead. E aí, os ouvidos muito sensíveis que me perdoem, mas o tapa na orelha é fundamental. Se a banda é Motorhead, o disco é Ace of spades. Gravado entre Agosto e Setembro de 1980, com Lemmy (Ian Kilmister) no vocal e baixo, Eddie Clark nas guitarras e vocal em "Emergency" e Phil Taylor na bateria, o impacto já começa pela capa. Os caras vestidos de cowboy em uma paisagem de deserto já passam a idéia do chumbo grosso que vem pela frente. Direto, sem rodeios, com a primeira música já dando nome ao disco..."Ace of Spades"
 Rápida e feroz, como um duelo ao pôr do sol, a guitarra inicia o combate, seca e concisa com distorção na medida perfeita, sem atrapalhar a voz sombria de Lemmy dizendo que "gosta de apostar mas não compartilha de sua ganância, e a única carta que precisa é um ás de espadas". Segue a bateria quase punk, fazendo o coração bater no rítmo de uma trovoada. Mister Lemmy e seus comparsas mandam o recado logo de cara sem dó nem piedade. Ace of spades apresenta o heavy metal do jeito que eu gosto. Os Headbangers sobreviventes( yeahh, meninos eu sou daquele tempo) sabem do que estou falando. Para os ouvidos forjados em meados dos anos noventa, com a enchurrada de virtuoses chatos a fazerem malabarismos com a guitarra e esquecendo de fazer música, talvez a guitarra do Motorhead pareça limitada, mas é puro engano. É Heavy Metal puro, na pura essência do estilo, ainda mais considerando que estamos falando de um trio. Riffs certeiros e matadores. Todas as faixas seguintes mantém a pegada que fez este disco ser considerado uma influencia para o desenvolvimento do Trash Metal, apesar da banda sempre se referir a sua música apenas como o velho e bom rock and roll. Vale lembrar que este disco é considerado ( Inclusive por mim ) um dos melhores discos de Heavy Metal já gravado e recebeu disco de ouro em Março de 1981.

Bem meninos, o resto é ouvir e conferir se estou certo ou não em indicar tão entusiasticamete este disco.

Até a próxima e sintam-se a vontade para discordar da minha opinião.

Up Headbangers.

\o/

4 comentários:

  1. Tenho como discordar de você Jota? Impossível e acho que é até unânime para os que realmente apreciam Heavy Metal que Motorhead é A banda.

    Confesso que deles só conheço as mais famosas, vou dar uma olhada no disco por completo depois deste excelente post, mais um né? Você tá demais.

    ResponderExcluir
  2. Só o projeto do blog já é digno de nota. A qualidade do texto e o bom gosto por citar Motör Head me ganharam.

    Sou tremendamente suspeita já que também sou desta safra e minhas "baladinhas" sempre foram regadas ao peso do metal.

    Hoje estou mais adepta ao metal melódico e lírico (isso me torna uma "quase emo"?), mas é fato que nunca vou deixar de amar aquilo que me também me construiu.

    Parabéns e conte com minhas visitas!

    Metal Forever. \m/

    ResponderExcluir
  3. Olá Grey, obrigado pelas palavras de incentivo. Bom que afinamos no gosto pelo som de Motor Head.Continue visitando sim, já estou preparando o novo post e espero que voce goste.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Valeu grande Márcio, como já disse é porrada na orelha. Aproveite e ouças outros discos dos caras que eles merecem.

    Ah, obrigado pelos toques.

    ResponderExcluir

Solte o verbo aqui com seu comentário: