segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Baden Powell & Stephane Grapelli - La grande reunion ( A sua benção mestres...)

São 23:09 horas, é domingo,  e não quero que a segunda-feira chegue. Pois é meninos, a coisa tá feia. Pior, tô sem TV fechada ( tá cara pra mim por enquanto) e está passando Silvio Santos...vixe. Mas tenho meus discos. Uma vez um colega de trabalho muito doido me falou assim: Jota, eu posso ir morar debaixo da ponte, mas levo comigo meus livros e meus discos. Se alguem souber de uma ponte decente me fale. Deixando a depressão de lado, deixe eu falar de um disco que estou agora mesmo ouvindo. Escolhi de propósito já que ele não é  unanimidade e não quero parecer o ultra-plus-mega-vitaminado que sabe tudo que é bom,  e sim justamente reiterar a minha própria apresentação no título do blog, quando afirmo que apenas quero apresentar discos que me fazem feliz.
Este disco "La grande reunion" nos traz dois mestres que até então nunca haviam tocado juntos, e gastaram apenas dois dias para gravá-lo. Baden Powell, para mim o símbolo maior do violão brasileiro ( claro que o violão brasileiro está repleto de gênios anteriores, contemporânos e pós Baden,  mas estou falando com a voz do meu coração)  e Stephane Grapelli, um jazzísta francês, virtuoso do violino  que estudou no conservatório de Paris entre 1924 e 1928 e desde então consolidou uma sólida carreira  no mundo do jazz. Mas como já disse antes, este disco foi gravado em dois dias, e acho que devido a isto alguns acham que tenha ficado abaixo do potencial dos dois gênios. Mas aí está o ponto exato que me leva a querer mostrar este disco aos amigos. O disco está em um nível um milhão de vezes superior ao que se ouve hoje por estas plagas.
Eu tenho um carinho todo especial por ele. Acho que tem  um ar de improviso, brincadeira. Um violino dialogando com um violão em igualdade de argumentos. "Eu vim da bahia", "Meditação", "Berimbau"...Sua benção mestres. Eu queria saber tocar um décimo do que é tocado neste disco. Agora...queria pedir uma coisa ao amigo leitor. Ouça com calma, busque a companhia de uma boa dose de uisque, ou vodcka, algo assim. Prometo que vai ser bom. Acho que devo explicar minha ligação sentimental com este disco. Foi o primeiro cd que comprei, meu primeiro contato com a clareza digital. Voces meninos não sabem como foi o impacto de não ouvir o chiado, hehe. Muito embora eu ainda faça parte do time que acha o som do vinil superior. Pois bem, para esta conversa violino&violão, foram gravadas quinze faixas e escolhidas as oito que estão na gravação. Garanto a voces que após ouvirem este disco, sem dúvida,  assim que o  último copo estiver vazio , estarão indo procurar mais coisas destes dois mestres. E o que é melhor...vão encontrar, graças a Deus.

Pois é, acabou Sivio Santos e tá passando um filme chato agora. Acho que vou dormir. Antes porém, vou esvaziar mais uns três copos. Mas não se esqueçam: Ouçam este disco, embora alguns não concordem, eu acho ele muito bom.

Inté.

4 comentários:

  1. GramophoneMan, não sei o porque de tanta humildade, visto que tens um belo gosto, ótimas palavras e um coração invejável, pois este se faz feliz com obras como esta.

    Desconheço o disco, e também o violinista parisiense, mas conheço as façanhas de Baden Powell, que aliás foi herdado por seu filho, Louis Marcel Powell, do qual me recordo o Marcel Powell Trio (aproveitando o assunto, você teria contato com o material de nome "Baden Powell e Filhos" do qual me interesso?). Então o CD deve ser no mínimo ótimo.

    Não prometo visitas, ainda mais neste período de festas e viagens, mas com certeza, honestamente, teu blog merece muitas.

    Grande abraço - Damien Willis do blog Ignes Elevanium

    ResponderExcluir
  2. Grande Damien, obrigado pelas palavras de encorajamento. Isto me faz sentir que estou indo bem. A propósito estou agora mesmo vendo teu post sobre o John Lennon ( meu ídolo incontestável ) e vou fazer o download.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. ... e o que achou do volume 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, juro que não sabia que existe o vol 2. Vou procurar. Se há, o nível com certeza é o mesmo.

      Obrigado pela visita!
      \o/

      Excluir

Solte o verbo aqui com seu comentário: