quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fé na Festa - Fé em Gil

Os poucos caridosos amigos que têm acompanhado este humilde blog, devem ter percebido que os discos da sessão "ouça este disco" tém sido sempre discos antigos. Nada premeditado, apenas no top of mind de meu gosto pessoal não tem aparecido nada recente...até ontem. Estive realmente desligado das novidades durante o ano passado. Mas um colega de trabalho me falou do show de Gilberto Gil na Concha Acústica no último domingo, e como não pude ir ver ele me emprestou o disco que comprara no evento. "Fé na Festa".

Devo avisar que já ouvi o disco umas trezentas vezes nos últimos dois dias ( hehe ).  Deus do céu! Que felicidade este disco me trouxe. Vejam só, Gil, esse menino que já passou dos sessenta, nos dando uma lição de vitalidade e prazer em fazer aquilo que gosta. Tenho visto outros cantores contemporâneos seus deitarem nos louros e ficarem se repetindo a cada show, contentando-se a viver de sucessos antigos. Sem desmerece-los, respeito o conjunto da obra de todos, mas...fica sempre a esperança de uma nova obra-prima por parte de alguns deles, mas nem sempre acontece. Pois bem, este disco de Gil superou todas as minhas espectativas. O disco é totalmente do jeito que eu gosto. Cita os nomes dos músicos que participam indicando quem tocou o quê, além de citar quem é responsável por quais arranjos. E o mais importante de tudo, voce ao ouvir o disco, sente que ali tem músicos tocando instrumentos de verdade. Tem zabumba, rabeca, violão, banjo, cavaquinho, acordeon, palmas...tá tudo lá. Citar as músicas acho desnecessário, uma vez que acho o disco todo perfeito. Mas para não fugir à regra preciso falar de uma que não parei de ouvir ainda. Já ouvi alguns milhões de vezes. Chama-se "Vinte e seis". Ouçam de descubram do que estou falando. Devo dizer que o disco foi gravado em Abril de 2010, eu é que me atrasei neste encontro com a beleza.Ouçam aí e me digam algo:

Pra mim, o melhor disco de 2010.

4 comentários:

  1. Gilberto Gil é um dos genios da música nascidos no Brasil e este disco, pela palhinha, é sensacional! Um abraço,
    Helio

    ResponderExcluir
  2. Valeu Helio, e viva a boa música e quem a faz. Estou começando a acompanhar teus blogs e quem sabe a tua música!
    Abraços, e obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Não é muito meu estilo de música não, mas lembro de ter ido a vários shows no São João em Cruz das Almas e o melhor de todos foi Gilberto Gil. E sim, ele tocou forró.

    Um gênio da música, sem dúvidas

    ResponderExcluir
  4. Grande Porraman, dá uma escutada no disco "Realce" e depois me conte(hehehe).

    Abraço.

    ResponderExcluir

Solte o verbo aqui com seu comentário: