sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Rita Lee - Entradas e bandeiras desbravando o rock and roll

Pois bem, quando eu perco a paciência com jovens que abusam do direito à estupidez humana e tratam as pessoas acima dos cinquenta como incapazes e acham que estas devem apenas esperar a morte, como se eles próprios nunca fossem envelhecer...estou certo. Principalmente quando eles estão falado sobre algum músico e dizem..."Pô, fulano tá velhão". Putz, quem não morre envelhece. E daí?  Só os mortos estão mortos, e a vida não é privilégio dos jovens. Uns estão chegando, outros estão indo. Mas por enquanto ambos estão aqui...e vivos. Então, depois do desabafo, quero apresentar a quem não conhece, um disco de uma jovem que hoje está na casa dos sessenta e que ajudou a começar por aqui, a fúria chamada rock and roll. Quem mostrou às meninas como Pitty e etc, onde era o caminho das pedras. E olhe que quando ela começou,tudo era mais difícil. Estou falando da super-hiper-mega-vitaminada Rita Lee, e mais precisamente do disco Entradas e bandeiras.
Este disco não é considerado a "obra prima" de Rita Lee, mas escolhi justamente por ser um disco que se apoia na sua própria existência, sua sonoridade, e sua pauleira. É rock direto na veia. É uma super banda e uma sua super vocalista.  Ah, se surpreendam meninos, a Tia Rita já foi jovem...e linda. Mas não vem ao caso. Apenas para lembrar. Gravado em 1976, este disco traz assinada por Raul Seixas e Paulo Coelho, a afiada "Bruxa amarela"  que depois de ouvir eu só posso sentir que "vou dormir quase em paz" pois "a chuva promete não deixar vestigios". Mas quem abre o disco é "Corista de Rock", uma balada que me "pegou" lá pelos meus catorze anos e totalmente aprendiz. Aí está o primeiro solo de guitarra que me chapou por inteiro.Um solo de pura emoção.  Esperem no fim da música e ouvirão.
 
 Agora que ouviram, sabem do que estou falando. Como já disse antes, não é um disco de hits, e por isto eu gosto mais, sinto mais pessoal, mais sincero. Pra quem realmente sabe o que é o rock and roll, a faixa "Superstafa" mostra o que é a competencia de uma banda. Observem aí....hehe

Mas não vou destrinchar o disco faixa a faixa. Quero que fiquem curiosos e procurem esta pérola, vale a pena. E recomendo de verdade às meninas fãs de Pitty, bebam na fonte! É bom! Ah, ia esquecendo de dizer...Ouçam este disco!

Faixas:

  1. Corista de rock (Luiz Carlini, Rita Lee
  2. Lady Babel (Lee Marcucci, Luiz Carlini, Rita Lee)
  3. Coisas da vida (Rita Lee)
  4. Bruxa amarela (Paulo Coelho, Raul Seixas)
  5. Departamento de criação (Lee Marcucci, Luiz Carlini, Rita Lee)
  6. Superstafa (Paulo Coelho, Lee Marcucci, Luiz Carlini)
  7. Com a boca no mundo (Tico-tico) (Lee Marcucci, Luiz Carlini, Rita Lee)
  8. Posso contar comigo (Paulo Coelho, Lee Marcucci, Luiz Carlini)
  9. Troca-toca (Rita Lee)
 Line Up:

TUTTI-FRUTTI – 1976
Luis Sérgio Carlini (Guitarras e vocais)
Lee Marcucci (baixo)
Sérgio Della Monica (bateria)
Paulo Maurício (teclados)
Rubens Nardo (vocais)
Gilberto Nardo (vocais)

2 comentários:

  1. Rita Lee, grande Rita Lee,é uma das poucas mulheres do nosso Rock Nacional que fizeram com tanta maestria o Rock N Roll, esse disco é ótimo, pórem tem álbuns dela que não chego perto por ser, vamos dizer que meio pop e bobinho, mas não é o caso desse

    Valeu
    www.destroyerockcity.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme, concordo plenamente com voce. Um outro disco de Rita que eu recomendo é "Fruto Proibido", este além de ser obra-prima foi tambem um sucesso comercial ( coisa rara ).
    Abraços.

    ResponderExcluir

Solte o verbo aqui com seu comentário: