sábado, 19 de março de 2011

The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars - David "Classic Rock" Bowie

Um amigo me questionou, sobre a falta de postagens a respeito bandas novas neste meu blog. A princípio me quedei pensativo, mergulhado em uma severa auto-crítica. Estaria eu me portando como um velho birrento e chato, que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem ? Será ? Aí então chamei minhas filhas de dezoito e onze anos respectivamente, e pedi o nome de uma banda nova. Elas me deram alguns nomes, todos de dez anos atrás, e me pediram licença para continuar ouvindo meu disco de David Bowie ,"Ziggy Stardust". Este sobre o qual irei escrever agora. Ali estava minha resposta. Então eu pensei, não estou fora de sintonia, e continuo aberto ao novo. Apenas o novo não está vindo do meu agrado. E tenho que ser fiel ao meu propósito. Não importa se é novo ou velho, tem de ser bom. E por falar em ser bom, que tal um clássico pop de 1972 ? Cheio de androginia, ficção e uma boa pegada rock setentista...e muito talento. É um album conceitual, muito em voga na época. Um album conceitual, para quem não sabe, é um album em que todas as músicas tratam de um tema central. Como um enredo, uma história musicada. Existem lendas sobre  quem é Ziggy.Uns dizem ser um cantor metade alienígena, que fazia o clássico estilo selvagem, sexo&drogas,&rock and roll. Lendas à parte, a sonoridade do disco é típica de Bowie.
Hard rock total em momentos como Sufragette City, pop em baladas como a clássica Starman e deliciosamente indefinido em Ziggy Stardust. Mas, seja velho, atemporal ou seja lá o que,  eu quero, preciso, que me apresentem um disco feito nos últimos dez anos que se equipare a este, em som e criatividade. Dessa vez não quero me alongar muito. Não quero tomar o tempo do leitor. Quero sim, que você leitor, procure em algum lugar, e encontre rapidamente, e ouça atentamente este disco. Com certeza voce irá atrás de outros trabalhos de David Bowie. Talvez, voce passe a ter, assim como eu, às vezes, somente às vezes, a sensação de que a imaginação criativa parou, estancou no tempo,  a mais de vinte anos atrás.
 

4 comentários:

  1. Esse é um dos discos mais legais de sua carreira, quando ele ainda estava com seu personagem Stardust. Pórem eu prefiro a Trilogia de Berlim, uma bela arte. Já escutou algum disco dela ?.

    Valeu e sucesso !!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Guilherme. Confesso que não conheço a Trilogia ainda, mas vou procurar e escutar.

    Abraços e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Jota, você tá me afastando cada vez mais do atual, seus discos são realmente excelentes.

    Pouco conhecia de David Bowie e este já está tocando sem parar tanto aqui em casa quanto no meu mp3.

    ResponderExcluir
  4. É isso meu cumpadi!! O barato é ouvir.E pode crer, tem coisa a ser escutada que pode tomar anos, isto só lá pelos anos sessenta/setenta. HEHEHE.

    ResponderExcluir

Solte o verbo aqui com seu comentário: