domingo, 20 de maio de 2012

Martinho Samba da Vila e a Rosa do Povo


Não tenho como começar a fala sobre este disco sem ser pela capa. Se fosse um livro, poria por água a baixo aquele ditado que nos diz para não comprar um livro pela capa. Mas é um disco, e me perdoem os sábios, mas já comprei vários discos pela capa. E este disco tem, na minha opinião, a capa mais bonita já feita para discos brasileiros. Estou falando de Rosa do Povo, disco de Martinho da Vila, o  maior sambista brasileiro na minha opinião.

O disco é de 1976, um presente para meus treze aninhos. Aquela capa...não podia ser ruim a música contida em tão belo envólucro. Herança de minha mãe, que era fã de Martinho e de toda música boa existente. Aconselho aos neo-sambistas-pagodeiros de hoje em dia que urgentemente ouçam este disco. Procurem e comprem. Se quiserem um ponto a mais, procurem em algum sebo por aí e comprem tambem o vinil ( pela capa ). Mas e o disco ? Ah, o disco. Estou ouvindo agora, meu vinil. Suave e poderoso, como assim é a própria voz de Martinho. Perfeitamente concebido e primorosamente gravado.  Começa com um diálogo entre Martinho e o próprio samba. Fala de uma tal claustrofobia da qual o samba parece padecer, e o manda sair, se espalhar pelo mundo com seu lararara. Vai meu samba...não precisas de prece,quermesse, passaporte,padre ou juiz. Depois disto, somos brindados com um presente raro. A voz perfeitamente talhada para o samba de nosso saudoso João Nogueira, divide a conversa de compadre denominada João e José. Tenha medo não amigo. Saravá. Assim ele cita Vinícius e dá as dicas. Um coisa que eu gosto e admiro em Martinho é que ele sempre repesentou o samba e viveu o samba com muita naturalidade e verdade e defendeu o samba sem rancores. Falo isto por que tenho escutado muitos sambistas falarem sobre o samba como algo perseguido e coisa e tal como se houvesse um complô contra o samba. Nada disso, Martinho desde os anos sessenta nos ensina que o samba precisa é ser bem cantado e bem sambado. Sem modismos midiáticos. Apenas cante um bom samba e ninguem vai resistir.

 Que cara chato sou eu, que não gosto muito dos pagodes de hoje em dia. Gosto de samba. É só ouvir e comparar, e saber do que estou falando. Estão ouvindo o tamborim ? O cavaquinho tocando melodias? Sim, melodias, Linhas melódicas. É assim que fala o cavaquinho. O surdo marcando, o baixo ditando o compasso. A cadência do samba, como diziam os mestres. Tudo isto está aqui. Nesta Rosa do Povo.
E no final, gostem ou não, este é o meu samba. Aliás pra mim, isto é samba. E tenho dito. Aliás como costumo dizer...ouçam este disco, vale  a pena.


 

6 comentários:

  1. Lindo! Clássico! Um dos maiores discos já lançados no Brasil, sem dúvida alguma. A integração do samba com outros ritmos - inclusive fora do Brasil - além da reinvenção do próprio sempre foram marcas profundas na obra de Martinho como pode ser visto em outro clássico: Maravilha de cenário, disco anterior a este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E viva Martinho! Obrigado pela visita e comentário!Um abraço.

      Excluir
  2. Minha é uma grande fã do Martinho, ainda tem muitos LP's dele. Acabei herdando o gosto por esse maravilhoso sambista, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe* é uma grande fã do Martinho, ainda tem muitos LP's dele. Acabei herdando o gosto por esse maravilhoso sambista, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Olha, estou muito feliz em poder achar alguém que também curte muito o samba. Sou um apaixonado pelo gênero e MUITO apaixonado por este LP.
    Muito grato pelas suas palavras.
    Se puder e quiser, é claro, deixo aqui meu blog que também fala sobre música e compartilho algumas das obras que norteiam minha vida.
    Grande Abraço !

    https://discosqueouvi.blogspot.com/

    Por: Claudio Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa compadre. Fazia um bom par de meses, que não visto meu humilde espaço. Por isto só agora li teu comentário. Obrigado por ler as palavras de um velho que gosta da boa música. Estou olhando agora teu blog. Certamente vou comentar algo por lá. Abraços.

      Excluir

Solte o verbo aqui com seu comentário: